9 de março de 2020

Peões e Prendas da 18ª RT debatem temas culturais em Bagé no domingo

Encontro Campeiro e Seminário Regional de Prendas teve participação de tradicionalistas da região no domingo, 1º de março, no CTG Pampa e Minuano, em Bagé
No último domingo (1º), a 18ª Região Tradicionalista realizou mais um evento cultural, com o 5º Encontro Campeiro e o 6º Seminário Regional de Prendas, no CTG Pampa e Minuano, no Bairro Malafaia. Durante o dia, temas como os tropeiros, a participação da mulher nas atividades campeiras e a importância da Ciranda de Prendas foram debatidos.


Boa participação de peões e prendas no evento realizado em Bagé

Diretores da 18ª RT marcaram presença

Vice-coordenador da Região, Diego Santana, representou o Coordenador Marcio D'Ávila
Os eventos foram organizados pela 1ª Prenda Adulta Regional, Carolina Ribas, do CTG Pampa e Minuano e o Peão Adulto, Eduardo Gusmão, do CTG Prenda Minha. A programação teve pela manhã o Encontro, realizado pelos peões da região, com palestras que abordaram o tema dos tropeiros, seus usos, costumes e herança cultural, além das tropeadas hoje em dia, com dinâmica envolvendo os peões e prendas presentes.

Na parte da manhã, Encontro Campeiro de Peões foi realizado com palestras sobre os tropeiros

A tarde teve a participação da 2ª Prenda do RS 2011/2012, Muriel Machado Lopes, com o tema "A participação feminina nas atividades campeiras"

Também houve uma roda de conversa com prendas e dirigentes culturais da região sobre o tema de atividades campeiras


Prendas e dirigentes tradicionalistas falaram sobre os temas da tarde e após, encerraram o evento com dinâmica
Após o almoço, a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul 2011/2012, Muriel Machado Lopes, ministrou a palestra "A participação feminina nas atividades campeiras", onde mostra a importância da mulher estar presente e inserida nestas atividades. Uma roda de conversa foi feita com a prenda Caroline Ferreira, do GAN Campo Aberto e a Coordenadora de Tradicionalismo de Candiota, Júlia Graziela Azambuja, sobre a inserção da mulher nas atividades campeiras, além das 2ª Prenda e 3ª Prenda Adulta, Franciele Garcia e Lívia Monteiro.

O evento foi encerrado com uma dinâmica entre os jovens tradicionalistas. O patrão Ederson Santos, do CTG Pampa e Minuano, agradece a todos que participaram do evento. O Vice-coordenador da Região, Diego Santana, representou o Coordenador Marcio D'Ávila. "Estaremos sempre apoiando e prestigiando os eventos da nossa região, que é o nosso objetivo e promessa quando fomos eleitos, de estarmos juntos às entidades", frisou Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário