Buscar  
Hora Certa
Estatísticas
Visitas: 66065 Usuários Online: 39


Agenda
11/2 15º Retiro Cultural da 18ªRT

12/2 180º Encontro Regional da 18ªRT

18/2 VI Encontro da Juventude Gaúcha da 18ªRT

18/2 Reunião de Coordenadores e Diretores do MTG - Rolante

4/3 Seminário Estadual de Prendas - São José do Ouro

16/3 Festa Campeira do RS - FECARS

18/3 Seminário de Cultura Campeira

25/3 2º Encontro Campeiro da 18ªRT - Bagé

Brasil

Publicada em 15/10/16 as 11:04h - 165 visualizações
50 Anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Festa acontecerá nos dias 28 e 29 de Outubro na capital de todos os gaúchos.

18ª Região Tradicionalista


 (Foto: 18ª Região Tradicionalista)

Uma das instituições que mais destaca os valores do Rio Grande do Sul comemora este ano meio século de atividades. O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) carrega na sua bagagem todo o evolvimento da sociedade gaúcha alicerçado a um trabalho coletivo inspirador. Surgiu com o objetivo de organizar todas as ações promovidas por piquetes e CTGs (Centros de Tradição Gaúcha) do RS e segue levando uma programação extensa para mais de 90% dos municípios gaúchos.

O pontapé inicial de toda essa história foram os congressos tradicionalistas realizados por todo o Estado. O primeiro, em 1954, reuniu centenas de fundadores de piquetes e CTGs. Número progressivo ao longo dos anos, gerando o projeto de organização para a fundação de uma associação que pudesse dirigir essas entidades. Foi durante o 12 Congresso Tradicionalista de Tramandaí, em 1966, que nasceu o MTG.

"Todas as decisões e objetivos dessas entidades passaram a ser organizados a partir do Movimento. É muito importante que os municípios sigam regras para valorizar ainda mais os princípios da tradição gaúcha. Cumprir com a divulgação da cultura e da história diariamente", explica o presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro. Hoje a instituição soma mais de 1.700 entidades filiadas, cumprindo obrigações regularizadas junto à direção.

Estruturado e concretizado, o Movimento mantém vivo ações e eventos que somam a reunião de milhares de pessoas em busca do mesmo caminho: "seguir o rumo do seu próprio coração, como diz uma canção tradicionalista gaúcha", destaca Nairioli. Por isso, anualmente são promovidos pelo menos 15 eventos em prol dos costumes trazidos de diversas gerações.

Neste ano de comemorações não vai ser diferente. No mês de aniversário, em outubro, um acampamento será realizado na Capital.Uma cavalgada também convergirá para Porto Alegre, trazendo peões de todas as 30 regiões divididas pelo MTG no Estado. Uma exposição da memória dos 50 anos do Movimento com palestras e oficinas entre também compõe este calendário festivo.

Uma curiosidade abordada pelo presidente é a maior participação dos jovens nas iniciativas do MTG. "Os valores estão sendo herdados por várias gerações. Pais e avós levavam seus filhos e netos para o CTG, e hoje, há presença muito forte de pessoas que se integraram as entidades através do convite desses jovens", conta Nairioli.

A paixão pelos costumes gaúchos de Nairioli Antunes Callegaro é um legado familiar, de pai e avô. "Graças a eles tenho o prazer e a capacidade de agregar e valorizar as questões regionais", afirma. Sua presidência no MTG começou em 10 de janeiro deste ano, mas sua experiência na coordenação movimentos tradicionalistas vem de longa data. No Ensino Médio, ele e mais alguns colegas abriram um CTG. "Naquela época eu já tinha na veia aquilo que foi só reforçado com o passar do tempo", acrescenta.

A partir do olhar para o futuro do MTG, o presidente acredita na força da identidade gaúcha. "Não podemos esquecer jamais de onde viemos. Tudo o que foi feito até agora tem seu valor social e esse caminho percorrido nos leva um futuro promissor. Construímos bases para dar continuidade", finaliza.

Programação:




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Rua Ernesto Médici, 570 - Bairro Getulio Vargas, cep 96412650 / Endereço solicitação de Cartões: Rua Lili lucas 310, jardim do castelo, 96415615
Copyright (c) 2017 - 18ª Região Tradicionalista - Todos os direitos reservados